Conferência “Agro-Alimentar Made in Portugal”

Conferência “Agro-Alimentar Made in Portugal”

A Conferência “Agro-Alimentar Made in Portugal”, organizada pela plataforma Portugal Agora e pela revista Frutas, Legumes e Flores, reuniu no passado dia 4 de Dezembro, em Lisboa, um painel de experts do sector. António Serrano (Jerónimo Martins Agro-Alimentar), Pedro Queiroz (FIPA), José Rousseau (Fórum do Consumo) e José Miguel Almeida (Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito) debateram as oportunidades e vantagens competitivas de Portugal, a investigação e inovação no sector, o posicionamento e a construção de marcas viradas para o mercado global e casos de sucesso a explorar e multiplicar.

É hoje evidente que o sector agro-alimentar em Portugal tem crescido de forma inequívoca nos últimos anos, quer em termos da escala dos projectos, quer na construção de fileiras com uma cadeia de valor mais enriquecida (acrescentando à actividade agrícola a transformação industrial e a inovação no produto). A isto acresce o esforço de internacionalização, que é cada vez mais evidente e meritório. Negócios como o azeite, o vinho, os hortofrutícolas, a agro-pecuária e muitos outros estão cada vez mais orientados (e bem) para mercados globais – onde podem focar-me em públicos de centenas de milhões de consumidores.

No evento, foi identificada uma necessidade e, consequentemente, uma proposta concreta: a criação em Portugal de um centro de investigação, desenvolvimento e inovação, nas áreas da agricultura, pecuária e agro-indústria, que garanta crescimento sustentável e competitividade às organizações do sector .