Crédito Cautelar para Empresas

Eixo: Promoção Social


Como realizar

Criação uma linha de seguro de crédito nacional.
A administração central regulamentaria a possibilidade de empresas requererem de forma facultativa um seguro de crédito, a diferença para os actuais produtos financeiros e seguros crédito é que que todos os agentes pertencentes aos Mercado Regulados nesta área teriam que conceder uma apólice. Tal como não se pode recusar um seguro automóvel também os agentes não poderiam recusar este seguro, o prémio seria ajustado ao risco do segurado.


Tempo de implementação

9 meses


Quem deve implementar

Estado central


Custo de implementação

Custo imputável nas transacções comerciais e expactavelmente mitagado ou compesado pela concessão e/ou diminuição dos custos de financiamento


Resultado expectável

Ajudaria a resolver o crédito mal parado entre empresas, e teria um impacto directo na concessão de crédito para as micro e pequenas empresas, facilitando a concessão de crédito entre as empresas e instituilções financeiras, bem como das próprias empresas na sua relação B2B. Ajudaria a correcções de mercado em sectores onde ainda actuam empresas que suportam a sua competividade em atrasos e falhas de pagamento. O prémio a pagar seria fixado pparâmetros estabelecidos plei.