Empreendedorismo como disciplina de ensino obrigatório

Eixo: Educação e Formação


Como realizar

Após a notícia acerca da possibilidade de ter a disciplina obrigatória de empreendedorismo nas escolas, levantou-se muito debate entre o ecossistema de empreendedorismo e de startups acerca da capacidade das entidades académicas e políticas de implementarem um programa para essa disciplina que se adapte de facto ao mundo real dos negócios. Deverão ser conceitos teóricos de gestão de empresas? Deverão ser considerações legais da criação destas? Deverão ser análises de casos de sucesso e metodologias de validação de modelos de negócio e mitigação de risco?

Esta proposta pretende levantar o debate e a contribuição de todos, por forma a tentar definir o que seria um programa disciplinar verdadeiramente útil e adequado ao mundo real.


Tempo de implementação

9 meses


Quem deve implementar

Escolas


Resultado expectável

Uma melhor preparação dos alunos para os verdadeiros desafios associados à tentativa de geração de valor. Melhor percepção de como funciona uma empresa e o que deve ser feito para a canalizar para o sucesso. Melhor conhecimento acerca de como funcionam as estruturas de financiamento e investimento. Mais empresas criadas, mais postos de trabalho, economia mais dinâmica e forte.