Livro “Portugal Agora – Estratégia e Ação” já lançado

  A plataforma Portugal Agora (www.portugalagora.com), lançou no passado dia 21 de Junho, em parceria com a editora “Caminho das Palavras”, no Hotel Vila Galé Ópera, a publicação “Portugal Agora – Estratégia e Ação”. Tratou-se do corolário de mais de 3 anos de atividade intensa, de recolha de contributos, através do seu website, da organização de mais de uma dezena de conferências e propostas de vários especialistas nas áreas temáticas do Portugal Agora.

De recordar que a plataforma Portugal Agora defende, desde o seu lançamento, uma visão estratégica assente em três Pilares: um Portugal Atrativo, um Portugal do Conhecimento e um Portugal Empreendedor. Com esta iniciativa, propôs-se conceber um livro com contributos de personalidades reputadas, correspondentes a cada um dos eixos do projeto. No final de cada tópico, são apresentadas propostas para o futuro, valorizadas em termos de aplicabilidade, inovação e impacto esperado. Pretende-se assim consolidar consensos e facilitar a passagem da estratégia à ação – gerando propostas concretas para políticas públicas ou iniciativas da sociedade civil.

Perante cerca de 80 pessoas, essencialmente dos mundos empresarial e académico, foram efetuadas várias intervenções sobre este projeto editorial.  De acordo com Carlos Sezões, coordenador da plataforma Portugal Agora, este livro reflete uma visão estratégica, orientada para as nossas vantagens competitivas, e o país deve ser eficaz nestas 3 dimensões para criar valor – entenda-se competências, riqueza e emprego.

A plataforma Portugal Agora prometeu, no final, encetar contactos com entidades diversas com vista a promover estas propostas. Reforçou que pretende ser uma fonte geradora de propostas, conectora de vontades e esforços (de governos, empresas, universidades e outros) e ser um lobby positivo que promova com transparência estas ideias.