Plataforma Portugal Agora debateu relação entre startups e indústria

startups

 

A plataforma Portugal Agora (www.portugalagora.com) realizou no passado dia 26 de Abril, na Porto Business School, a conferência “Inovação Empresarial 4.0 – Ligar Startups e Indústria”. O evento visou debater as estratégias a promover para uma inovação empresarial mais célere e eficaz, em processos, tecnologias e produtos, com base na simbiose e modelos de cooperação entre grandes empresas e startups. Estiveram presentes, como oradores, José Dionísio (Co-CEO, Primavera BSS), Miguel Pinto (CEO, Kathrein Automotive) Fernando Merino (Diretor de Inovação, ERT Innovation Center), Francisco Costa Leite (CEO & Co-founder, TheNetwork) e Miguel Soares (CEO & Co-founder da Partteam). Intervieram ainda Carlos Brito (Pró-Reitor, Universidade do Porto), Patrícia Teixeira Lopes (Associate Dean da PBS) e (Carlos Sezões (Coordenador da plataforma Portugal Agora).
Para Carlos Sezões, “ficou patente a necessidade de criar ecossistemas criativos, nas várias áreas, do automotive ao têxtil, das tecnologias de informação à engenharia e construção”. Acrescentou ainda que “entre o mundo corporate, das grandes empresas, que tem escala e estrutura e o mundo startup, que tem criatividade, flexibilidade e agilidade, devemos procurar complementaridade e colaboração em vez de antagonismo e competição”.
Como resultado desta iniciativa, a plataforma Portugal Agora pretende sintetizar e promover 3 propostas concretas alinhadas com este propósito.