Porquê Agora?

Com este projecto apresentamos três vectores nos quais, nosso entender, deverá assentar uma visão estratégica para Portugal. Pretendemos contribuir activamente para a sua concretização. Agora é o momento de definir prioridades…agora é o momento de tomar de decisões…agora é o momento de agir.

Nesta época de incerteza e indefinição em que a Europa está mergulhada, e em que as dinâmicas do mundo globalizado estão em rápida mutação, cada país deve afirmar a sua missão e vocação próprias – num espírito de respeito pelos valores essenciais da Liberdade, da Democracia e da Cooperação Internacional.Para Portugal, tal processo será essencial para prosseguir o desenvolvimento (social, económico, político) das últimas décadas e para a sua afirmação enquanto país moderno, integrado na União Europeia. Passados quase 40 anos de implementação do regime democrático, depois de décadas de investimentos em infra-estrutura essenciais e num Estado Social que, objectivamente, melhorou os níveis de qualidade de vida dos portugueses, é tempo de se definir uma nova visão que alinhe os nossos esforços e mobilize os nossos recursos.

MISSÃO

O Projecto “Portugal Agora” destina-se a criar uma visão, desdobrada em modelos estratégicos para o nosso país, para as próximas décadas. Tal será conseguido através de um espaço plural de discussão, durante um período delimitado, com o intuito de determinar onde são possíveis convergências, que se materializem em prioridades, nas quais Portugal se possa desenvolver sustentadamente.Ao contrário de outros anteriores projectos, destinados a reflexão ou ao diagnóstico (e que cumpriram bem a sua missão), esta iniciativa pretende ser mais concretizável e tangível no que há a realizar em termos de políticas de desenvolvimento. Trata-se de um projecto que assume dimensões estratégicas - Atractividade, Conhecimento, Empreendedorismo - para Portugal e quer ligá-las essas à execução e à acção. Em concreto: definir o quê, como, quando e quem pode fazer e qual o impacto que podemos esperar.

OBJECTIVOS

Ao contrário de outros anteriores projectos, destinados a reflexão ou ao diagnóstico (e que cumpriram bem a sua missão), esta iniciativa pretende ser mais concretizável e tangível no que há a realizar em termos de políticas de desenvolvimento. Trata-se de um projecto que assume dimensões estratégicas - Atractividade, Conhecimento, Empreendedorismo - para Portugal e quer ligá-las essas à execução e à acção. Em concreto: definir o quê, como, quando e quem pode fazer e qual o impacto que podemos esperar.