Portugal do Conhecimento

[vc_column width=”1/1″ el_position=”first last”] [vc_column_text width=”1/2″ el_position=”first”]

O Conhecimento é uma área complexa do ponto de vista político: pela sua natureza, os seus resultados não se vêem num curto período temporal, obrigam a sistematizar a acção, avaliar particularidades regionais e constrangimentos sócio-económicos. Em qualquer caso, nesta como noutras áreas, a promoção de uma cultura de objectivos, mérito e sentido crítico é imperiosa.

Esta cultura de Conhecimento – no sentido de descoberta privilegiada que, naturalmente, tem de ser colocada, ao serviço da comunidade (já que não há conhecimento sem partilha) é aquela que contribui fortemente para a garantia da salvaguarda do que existe, dando todo o espaço para pôr em prática a verdadeira e consequente inovação no País.

Portugal deve ser capaz não apenas de produzir conhecimento de qualidade, mas deve igualmente ser capaz de assegurar que esse conhecimento se transfere para quem o possa utilizar com valor acrescido, junto dos cidadãos, instituições sociais, empresas inovadoras ou serviços públicos.

[/vc_column_text] [vc_column_text width=”1/2″ el_position=”last”]

Portugal do conhecimento tem que significar uma interacção entre o conhecimento dos portugueses e o conhecimento disponível em Portugal para que o país seja capaz de criar um círculo virtuoso de educação – formação contínua – inovação que permita aumentar os focos institucionais de conhecimento e transformá-los em redes ubíquas, disponíveis para todos e capazes de continuadamente servirem a sustentação e a promoção das nossas estruturas económicas e sociais.

Por outro lado, no contexto da era do conhecimento que vai balizar todo o século XXI, neste mundo globalizado, a aposta em “indústrias” de produção e partilha intelectual vai contribuir para a relevância de Portugal nesta área, com consequências positivas para a nossa economia e para a nossa sociedade.

Portugal tem que saber utilizar e melhorar o seu Conhecimento Agora!

[/vc_column_text] [vc_column_text width=”1/1″ el_position=”first last”]

Portugal do Conhecimento

[/vc_column_text] [vc_cta_button title=”Deixe a sua proposta” href=”http://www.portugalagora.com/portugal-do-conhecimento-sugestoes/” color=”btn-info” size=”btn-large” icon=”wpb_arrow” target=”_self” position=”cta_align_right” call_text=”Portugal do Conhecimento” width=”1/1″ el_position=”first last”] [/vc_column]